Eu lembro que na minha infância, e até mesmo por algum tempo na minha adolescência, eu chegava da escola e a minha mãe perguntava:
– “Tem dever de casa pra fazer?”
Diante de uma resposta positiva de minha parte, já vinha a ordem:
– “Então trate de fazer logo…”
E com isso eu passei a entender que, fazer o dever de casa, servia de preparação para as provas, e era tão importante quanto.
Na linguagem do futebol, quando usamos esse termo, estamos nos referindo ao time que ganha seus jogos atuando em seus domínios.
Fazendo o dever de casa, somando pontos e se fortalecendo para as provas finais em caso de classificação para as fases decisivas.
Estendendo um pouco mais, chegamos aos campeonatos regionais, especificamente o Gauchão, onde já tivemos alguns exemplos, em que a dupla Grenal não fez o seu dever de casa, e alguma equipe do interior conseguiu o título.
Para muitos o campeonato Gaúcho não serve como parâmetro para o restante da temporada da dupla Grenal.
Haja vista que ambos já venceram gauchões e na sequência da temporada fracassaram, inclusive sendo rebaixados para a série B no Brasileirão, tanto o Grêmio quanto o Inter.
Há quem entenda também, que este dever de casa chamado Gauchão, serve como laboratório e preparação para as competições seguintes.
Mas há quem defina o campeonato Gaúcho como um dever de casa obrigatório, pois a confiança e a moral aumentam a possibilidade de sucesso no restante do ano nas outras competições.
Este ano será atípico, pois o calendário do futebol brasileiro nos apresenta os campeonatos regionais em meio ao campeonato Brasileiro, ou seja; a dupla Grenal terá que fazer o dever de casa em meio as provas.
E a mãe (torcida de Grêmio e Inter) estará ali, em cima acompanhando tudo, querendo que este dever de casa seja bem feito, para que não haja surpresas nas provas durante o ano.
E aí, será que o Tricolor e o Colorado irão fazer bem o dever de casa?
Será que o Colorado vai conquistar o bi campeonato após ter quebrado a sequência de sete títulos seguidos do Grêmio?
Ou será que o tricolor reage?
Estas e outras perguntas, começarão a serem respondidas a partir do próximo sábado, quando teremos o início do charmoso Gauchão.